2 em cada 3 manifestações nas redes são favoráveis à PEC do 6×1

estudos divulgados

Que o assunto 6×1 bombou nas redes disso ninguém tem dúvida. A Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados produziu levantamento e analisou cerca de 30 mil publicações nas 5 principais redes sociais – X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tik Tok. Os dados foram coletados entre 7 de novembro a 12 de novembro. Ao todo, 40% de todas as interações se concentraram em 12 de novembro, dia de pico no tema no ambiente digital.

O levantamento da Nexus aponta crescimento de 2.120% no número de posts sobre o tema nas 5 redes – saindo de 539 posts no dia 7 para 11.969 posts no dia 12. Nesse mesmo período, o volume de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos de posts) cresceu 5.513% – de 267.124 para 14.995.806 interações.

“O tema se transformou em fenômeno nas redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, o fenômeno demonstra ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de sua posição político partidária, em se manifestar sobre o tema nas redes sociais. O assunto uniu fortemente a sociedade, sejam pessoas de direita, de centro ou de esquerda”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

A Nexus também analisou o sentimento das 100 postagens que mais “bombaram” (as mais relevantes, as que mais engajaram) em cada uma das cinco redes sociais analisadas. Juntas, essas 500 publicações representaram 91% do engajamento total do tema nas cinco plataformas, ou seja, geraram a esmagadora maioria das interações, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos.

“A gente observou que a grande maioria das pessoas que se manifestam nas redes sociais defendem a PECque quer mudar a jornada de trabalho para 5×2, ao invés da jornada de trabalho com apenas 1 dia de descanso. Do total de conteúdos analisados, 67% são favoráveis à PEC, 26% são neutros e apenas 7% são contrários à proposta”, afirma Tokarski. “Isso não quer dizer necessariamente que apenas 7% dos brasileiros são contrários a proposta, pois pessoas que criticam a PEC podem não ter se manifestado justamente por serem minoria, por o assunto ser sensível. Mas deixa clara a tendência de o Congresso receber forte pressão popular pela aprovação da PEC”, ressalta o CEO da Nexus.

SENTIMENTO DAS 5 PRINCIPAIS REDES

>>Maior favorabilidade é no X (ex-twitter), em que 87% das pessoas sendo a favor da PEC. Apenas 8% são contrárias. Há pouco neutro no X (ex-twitter).

>>No Facebook, há um predomínio de postagens e comentários neutros. No Facebook, se destaca número maior de perfis de imprensa – em que simplesmente a notícia é exposta, sem julgamento de valor. Tanto é que, entre os principais publicadores, quatro são veículos tradicionais de imprensa.

>>No Instagram, 64% são favoráveis e 5%, contrários – semelhante à média geral.

>>No Linkedin, 75% de favoráveis e 9% de contrários. A rede corporativa tem o maior percentual de contrários em todas as 5 redes.

>>O Tik Tok, que concentra mais jovens entre seus usuários, é a segunda rede onde há uma maior favorabilidade à PEC 6×1: 86% dos conteúdos são favoráveis e apenas 3% contra.

 

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
Lara de Faria – (21) 99233-4558

 

 

Download do Estudo completo: