6 em cada 10 brasileiros (63%) escolheriam destino nacional se ganhassem viagem. Natureza, preço baixo e rever familiares e amigos são os principais fatores na hora de escolher a localidade no Brasil
Principais dados da pesquisa:
- 61% dos brasileiros fazem pelo menos uma viagem a lazer por ano;
- Atrativos naturais (31%), preço baixo (27%) e encontrar familiares e amigos (18%) são principais motivações;
- Se ganhassem uma viagem, 63% escolheriam um destino nacional;
- Praia (53%) e natureza/ecoturismo (29%) são os atrativos preferidos.
A maioria (61%) dos brasileiros faz, pelo menos, uma viagem a lazer por ano, sendo que mais da metade desse grupo (33%) viajam apenas uma vez, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais. Os dados inéditos são da pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, feita pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur).
Belezas naturais, preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos são os principais fatores na hora de escolher um destino nacional. Os atrativos naturais estão em primeiro lugar para 23% dos entrevistados e em segundo lugar para 8%. Já os custos baixos são o fator mais importante para 16% e o segundo colocado para 11%.
Qual fator mais importante na hora de escolher um destino turístico no Brasil? E em segundo lugar?
E se ganhasse uma viagem de prêmio?
Se ganhassem um prêmio para fazer uma viagem, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional. E 35% optariam pelo exterior. Entenda o perfil de quem escolhe cada opção:
- Destino nacional: pessoas mais velhas (75% para maiores de 60 anos e 72% na faixa de 41 a 49 anos), moradores do Norte e do Centro Oeste (71%) e com filhos maiores de idade (73%).
- Destino exterior: mais jovens (56% de 16 a 24 anos e 41% de 25 a 40 anos), com maior renda (44% entre quem ganha mais de 5 salários mínimos), solteiros (41%) e sem filhos (46%).
A atração turística preferida do brasileiro é a praia, primeira opção de 35% e no top 3 de mais da metade (53%) da população. Natureza e ecoturismo aparecem em segundo lugar no ranking, primeira opção de 16% e no top 3 de 29%. Em terceiro lugar, primeira opção de 7% e no top 3 de 16%, estão empatadas as atrações culturais ou históricas e as envolvendo saúde e bem-estar.
Por qual atração turística você tem maior interesse no Brasil. E a segunda? E a terceira?
A pesquisa da Nexus também traça alguns perfis de segmentos mais específicos do turismo:
- Em 4º lugar no ranking geral (13% da preferência), os atrativos de aventura se destacam entre os mais jovens (22% entre 16 a 24 anos e 20% de 25 a 40 anos), moradores do Nordeste (20%), solteiros (18%) e sem filhos (19%).
- Já os atrativos religiosos ou espirituais – 5ª opção para os brasileiros em geral – são mais populares entre maiores de 60 anos (19%), nordestinos (18%) e divorciados, separados ou viúvos (23%), diante de 12% da média nacional.
- Os atrativos esportivos – em 7ª posição no ranking geral – são preferidos pelos homens: 13% contra 5% das mulheres. Também são mais comuns entre os mais jovens (17% entre 16 a 24 anos), nordestinos (15%) e pessoas sem filhos (14%).
“A pesquisa demonstra a força do turismo brasileiro. Ainda que viagens internacionais sejam em geral mais caras, se ganhasse uma viagem com custos pagos, o brasileiro optaria por um destino nacional. A grande diversidade de belezas naturais, assim como nosso patrimônio histórico e nossa gastronomia evidencia nosso potencial como destino turístico e a importância da preservação”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Redes sociais são principal fonte de informação
Quanto às fontes de informação na hora de escolher o destino, quase metade (47%) recorre às redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e X), sendo que os entrevistados podiam responder até 3 opções. Em segundo lugar está a opinião de amigos e familiares (37%), seguida por sites e blogs de turismo (22%). Agências de viagens e operadores turísticos registraram 18% e canais online de vídeos somaram 17%.
Pensando no planejamento/organização de uma viagem de lazer pelo Brasil, quais as fontes mais relevantes para você buscar informações sobre o destino? Marque até três opções
A pesquisa da Nexus e do Ministério do Turismo também mostra que, quanto aos custos de viagens, alimentação, hospedagens e passagens representam os maiores gastos, sendo que o transporte aéreo está em primeiro lugar para 22% dos entrevistados. Quando somados os dois principais fatores, no entanto, alimentação se destaca, com 38%.
Qual a maior despesa com viagem? E em segundo lugar?
Números do turismo no Brasil
De janeiro a outubro de 2024, 77 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, o que corresponde a mais de 84% do total registrado em 2023, de acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desse montante, cerca de 80% dos destinos eram nacionais.
Metodologia
A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
CONTATO PARA A IMPRENSA MINISTÉRIO DO TURISMO
Fabio Marques – (61) 98103-7850