82% dos posts opinativos nas redes sociais apoiam isenção do IR

estudos divulgados
X é rede em que as pessoas mais expressaram opinião sobre o tema e também a com maior apoio à proposta do governo

Levantamento inédito da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, feito a partir de publicações nas redes sociais, revela que 46% dos posts sobre o projeto de lei de isenção do imposto de renda são opinativos. Outros 54% são neutros. Entre os 46% dos posts que manifestam opinião, 82% são favoráveis ao PL da isenção e 18% são contra.

Em todas as redes analisadas, a repercussão positiva supera a negativa. Os posts opinativos são majoritariamente de políticos, com 34% dos conteúdos sendo feitos por este grupo, que inclui perfis de partidos, parlamentares e integrantes do Executivo. Já, entre as publicações neutras, a imprensa prevalece, com 78% destas conversas. O grupo é representado por grandes veículos, imprensa regional e portais independentes. Entre usuários comuns (abaixo de 1 mil seguidores), 52% são a favor da proposta, 23% contra e 25% neutros. 

De um total de 4.218 posts no X, Facebook, Instagram e YouTube, foi analisada uma amostra das 450 publicações mais engajadas, que acumulam 97% das interações dos conteúdos da base total. Os dados foram coletados entre 00h desta terça-feira (18) e 10h30 desta quarta-feira (19).

O levantamento da Nexus mostra que, no X, rede que concentra o maior percentual de posts opinativos (53%), 82% das publicações neste grupo são favoráveis à proposta e 18% são contra. No Facebook, dos posts opinativos (39%), 87% apoiam a medida e 13% são contra. A rede de maior neutralidade é o YouTube, com 65% dos posts sem posicionamento definido. No Instagram, 21% dos posts opinativos são contra o projeto de lei do imposto de renda e 79% a favor.

 Os percentuais podem ser um pouco inferiores ou superiores a 100% devido ao arredondamento.

O presidente Lula e o Portal G1, no Instagram, lideraram os discursos com maior interatividade. Em uma única publicação, o chefe do Executivo somou mais de 252 mil curtidas e 17,8 mil comentários. Além do petista, se destacam entre os conteúdos favoráveis à proposta, post da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

No recorte crítico ao PL da isenção, o economista e influenciador Ricardo Amorim se sobressai, atraindo mais de 40 mil interações em seu reels sobre o tema.

No X, no Trending Topics Brasil desta terça, “Imposto de Renda” ficou em 17º lugar, com cerca de 22,3 mil, segundo o site GetDayTrends. Em 1º lugar, estava o nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com mais de 103 mil publicações, seguido por Conmebol em 2º, com 81 mil posts.

“O levantamento da Nexus mostra uma recepção positiva da proposta nas redes sociais, com destaque para parlamentares da base e integrantes do governo, mas também fora do mundo político, indicando que a isenção do imposto de renda é um tema que alcança a população em geral. O baixo volume de críticas pode estar associado à escolha da oposição não focar em criticar a medida”, afirma o CEO da Nexus, Marco Tokarski. “Apesar do sentimento majoritariamente favorável, o alcance do tema no meio digital foi limitado quando comparado a outros assuntos do dia, como o anúncio feito por Eduardo Bolsonaro de que permanecerá nos Estados Unidos”, completa.

O governo federal apresentou nesta terça-feira um projeto de lei que propõe a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, além de descontos na cobrança tributária até os R$ 7 mil. Para compensar a perda de arrecadação estimada em cerca de R$ 27 bilhões, o texto estabelece tributação para quem recebe mais de R$ 600 mil por ano em dividendos e não contribui atualmente com alíquota efetiva de até 10% para o IR.

Metodologia

De um total de 4.218 posts coletados no X, Facebook, Instagram e YouTube, foi analisada qualitativamente uma amostra de 450 publicações, que, juntas, representam 97% das interações geradas por esses conteúdos. A amostra analisada é dividida nas seguintes categorias:

  • Classe política: 95% a favor da proposta, 1% contra e 4% neutros.
  • Imprensa independente (entram veículos como Mídia Ninja e Jornal da Cidade Online): 28% a favor da medida, 3% contra e 69% neutros.
  • Imprensa tradicional (entram a grande imprensa, imprensa regional, comentaristas, colunistas e jornalistas): 3% a favor da proposta, 3% contra e 94% neutros.
  • Influenciador (mais de 1 mil seguidores): 61% a favor da proposta, 20% contra e 19% neutros.
  • Usuários comuns (abaixo de 1 mil seguidores): 52% a favor da proposta, 23% contra e 25% neutros.

Devido aos arredondamentos, a soma dos percentuais pode varia entre 99% e 101%.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
Lara de Faria – (21) 99233-4558