Análise amostral de postagens em português destaca que 72% das citações ao tema são feitas pelo público masculino
O debate sobre o lançamento do modelo de inteligência artificial chinês DeepSeek dominou o X no Brasil. O nome da companhia alcançou a 2ª posição nos Trending Topics, com mais de 1,16 milhão de citações até as 9h30 desta terça-feira (28), de acordo com levantamento feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
Análise amostral de 35 mil postagens em língua portuguesa feitas entre os dias 27 e 28 de janeiro no X, por 19 mil usuários únicos, registrou que 72% das menções à nova tecnologia foram publicadas por perfis do gênero masculino. O pico das citações aconteceu às 21h da noite desta segunda-feira (27), com 3.275 posts registrados.
O ápice das citações ocorreu horas depois da repercussão do tema no mercado financeiro. As ações de empresas como Nvidia e Micron começaram a cair na manhã desta terça (28), após informação de que a DeepSeek ultrapassou o ChatGPT como o app gratuito mais baixado da App Store nos Estados Unidos e na China.
Nos debates no X, as expressões ChatGPT, IA da China e Open AI estiveram entre os termos mais relacionados à nova tecnologia chinesa, em discursos sobre o valor de mercado da DeepSeek, concorrentes e impacto de seu lançamento no mercado americano de inteligência artificial.
Mercado financeiro americano é protagonista no Facebook e Instagram
Uma análise feita pela Nexus de 530 posts em língua portuguesa no Instagram e Facebook ressalta um maior espaço para discursos sobre os impactos da IA chinesa no mercado financeiro americano, com destaque para termos como Nasdaq e Bitcoin.
Já no Google Trends, o termo DeepSeek chegou a ocupar a 3ª posição de buscas na plataforma no Brasil nas últimas 24 horas, com mais de 50 mil pesquisas. No intervalo analisado, o pico foi registrado às 8h28 da manhã desta quarta. Em segundo lugar na lista ficou a Nvidia, líder mundial de computação IA e que foi diretamente impactada pelo sucesso da startup chinesa.