Google e redes sociais são principais fontes de informação sobre câncer

estudos divulgados

 O Google e as redes sociais são as principais fontes de informação dos brasileiros sobre formas de prevenção e de tratamento de câncer, revela pesquisa da A.C. Camargo Cancer Center em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Metade da população (51%) disse que costuma buscar esses dados no Google (33%) e nas redes sociais (18%). Em seguida, estão os médicos (40%), o SUS (25%), a imprensa (8%) e as páginas de hospitais (7%). O entrevistado podia escolher mais de uma resposta.

Quanto mais jovem, maior a opção pelo Google. Ela chega a 47% na faixa de 16 a 24 anos e cai até 13% entre quem tem 60 anos ou mais. Já as redes sociais são preferidas pelos brasileiros entre 41 a 59 anos: 23% nessa faixa etária busca informações sobre a doença dessa forma, acima dos 18% registrados tanto no grupo de 16 a 24 quanto de 25 a 40 anos.

As alternativas online também são mais recorrentes quanto maior a escolaridade: 44% dos brasileiros com ensino superior buscam informações sobre câncer no Google e 23% nas redes sociais. Já entre aqueles que cursaram até o ensino fundamental os indicadores são, respectivamente, 17% e 14%.

A procura pelos médicos e pelo SUS, por sua vez, é mais comum entre as mulheres: 43% buscam a primeira opção, diante de 37% dos homens e 33% a segunda opção, contra apenas 17% deles. O Nordeste é a região em que o SUS tem maior relevância como fonte de prevenção e tratamento do câncer, alcançando 31%, seguido por 26% no Sul, 24% no Norte e Centro-Oeste e 23% no Sudeste.

“Vimos que essa é uma tendência dessa geração conectada, mas é fundamental que as pessoas priorizem fontes confiáveis, como sites de instituições de saúde reconhecidas, para evitar desinformação. O fato de metade da população recorrer ao Google e às redes sociais reforça a necessidade de fortalecer a presença de informações médicas de credibilidade nesses canais. Isso ajuda a ampliar o acesso ao conhecimento e contribui para um comportamento mais consciente em relação à saúde”, afirma o Dr. Antônio Antonietto, diretor médico do A.C.Camargo Cancer Center.

Metodologia

A Nexus entrevistou pessoalmente 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), entre 18 e 24 de setembro. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.

SOBRE O A.C.CAMARGO CANCER CENTER

Reconhecido internacionalmente, o A.C.Camargo é o primeiro Cancer Center do Brasil. Recebeu este título por oferecer um tratamento integrado em oncologia, do diagnóstico à remissão, possuir uma área de Ensino e Pesquisa dedicada ao câncer, e corpo clínico fechado e hiperespecializado. Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados e especializados no cuidado com pacientes oncológicos. As taxas de sobrevida do A.C.Camargo são iguais às dos melhores Cancer Centers do mundo, destacando-se por descobertas e testes de novos tratamentos. Dividido em 13 Centros de Referência, cada um focado em um tipo de tumor, o  A.C.Camargo tem experiência com mais de 800 tipos diferentes de cânceres, além de ter uma célula para atendimento de tumores raros.  A instituição é sem fins lucrativos e completou, em 2023, 70 anos de existência. Para mais informações: www.accamargo.org.br

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