Principais dados da pesquisa:
- 50% das mães solteiras nunca viajam a lazer, diante de 37% dos pais solteiros;
- 1% das mães solteiras viajam 4 ou mais vezes por no ano, frente 16% dos pais solteiros;
- Se ganhassem uma viagem, pais e mães preferem destino nacional; exterior é escolha mais recorrente entre homens solteiros do que mulheres;
Ter filhos e não estar em um relacionamento impactam mais as viagens das mulheres que dos homens no Brasil. Entre as mães que se declaram solteiras, metade (50%) nunca viaja a lazer, contra 37% dos pais nessa situação. Já no grupo de quem viaja com frequência – 4 vezes ou mais no ano – as mães solo são apenas 1%, diante de 16% dos pais solteiros. Os dados inéditos são da pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, feita pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur).
A diferença é menor entre os turistas intermediários. No grupo que viaja 2 ou 3 vezes por ano, as mães solo são 13%, diante de 18% dos pais solteiros. Já em ambos os gêneros, 29% viajam apenas uma vez por ano.
De modo geral, a maioria (61%) dos brasileiros faz, pelo menos, uma viagem a lazer por ano, sendo que mais da metade desse grupo (33%) viajam apenas uma vez, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.
Entre os homens, 66% viajam ao menos uma vez por ano, contra 56% das mulheres, independentemente de terem filhos. Apesar do hábito ser mais comum de modo geral, entre o gênero masculino, a maior diferença de comportamento é entre pais e mães que se declararam solteiros.
“Ao analisar a pesquisa, podemos observar comportamentos diferentes nos hábitos de viagem dos brasileiros tanto por gênero, quanto por estado civil e por ter ou não filhos. Nesse último aspecto, chama atenção que a maior diferença entre homens e mulheres é justamente entre aqueles que se declararam mães e pais solteiros, o que pode indicar uma dinâmica de cuidado com a criança com sobrecarga para as mães”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
Mães e pais têm maior preferência por destinos nacionais
Se ganhassem um prêmio para fazer uma viagem, 63% dos brasileiros escolheriam um destino nacional e 35% optariam pelo exterior. Entre as mães, 70% optariam por viajar no Brasil, contra 53% das brasileiras sem filhos. Já 67% dos pais escolheriam um destino nacional, diante de 52% dos homens sem filhos.
Os casados também privilegiariam o próprio país: 69% tanto entre homens quanto mulheres. Entre os solteiros, apesar de ainda se observar a preferência nacional, é mais comum que os homens (45%) queiram ir para o exterior do que as mulheres (37%).
Finanças: mulheres sem filhos priorizam mais viagens do que homens
Apesar de viajarem mais a lazer do que elas, os homens priorizam menos o turismo na hora de organizar as finanças. Viajar é prioridade para 27% das mulheres, diante de 24% deles, quando questionados das 3 principais prioridades entre os objetivos financeiros.
As brasileiras sem filhos se destacam: 35% priorizam guardar dinheiro para viagens, diante de 26% dos homens sem filhos. Entre mães e pais, 23% delas e 22% deles priorizam guardar dinheiro para viajar.
De modo geral, viajar fica em 4º lugar no ranking de organização financeira dos entrevistados. Investir é a preferência nacional (39%), seguida por comprar ou trocar a casa (38%) e abrir o próprio negócio (33%).
Números do turismo no Brasil
Em 2024, 118,3 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, aumento de cerca de 5% em relação a 2023, de acordo com dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desse montante, cerca de 80% dos destinos eram nacionais.
Metodologia
A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
CONTATO PARA A IMPRENSA MINISTÉRIO DO TURISMO
Fabio Marques – (61) 98103-7850