Principais desejos das mulheres no trabalho para os próximos 5 anos

estudos divulgados
Levantamento revela ainda que 58% acreditam que a próxima geração terá um caminho mais fácil, embora 47% apontem que ainda haverá muitos desafios

Estabilidade profissional e segurança financeira são os principais desejos das mulheres no trabalho para os próximos 5 anos, apontado por 27% das entrevistadas pela pesquisa “Mulheres nas empresas: o que querem da carreira e da vida pessoal”, feita pela Todas Group e pela  Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

Em segundo lugar, aparece ser promovida e reconhecida profissionalmente (17%), seguida por desenvolver minha liderança e crescer na gestão (15%). Equilibrar a vida pessoal e profissional registrou 13% e desacelerar o ritmo de trabalho sem sair do mercado, assim como empreender, 9%. Outros 8% responderam que querem mudar de área ou se reinventar profissionalmente e 2% trabalhar em uma empresa que valorize diversidade e inclusão.

Na faixa etária de 18 a 25 anos, ser promovida fica em primeiro lugar, com 27% da preferência, atrás de estabilidade (25%). O desejo pelo reconhecimento também é maior entre as mulheres que não são mães (22%) do que entre as que têm filhos (13%). Também é mais recorrente entre cargos menores: 26% das especialistas e analistas almejam promoções. O indicador cai para 18% entre coordenadoras e gerentes, 13% para diretoras e heads de áreas e apenas 3% entre aquelas que têm cargos de CEO, presidente ou vice e sócia.

Entre as mulheres com 51 anos ou mais, desacelerar o ritmo sem sair do mercado de trabalho aparece na segunda posição, com 21%, atrás apenas de estabilidade profissional e financeira, desejo de 28% das entrevistadas.

“Neste 8 de Março, a pesquisa mostra como fatores como idade, cargo e fase da vida impactam os desejos das mulheres no mercado de trabalho, desde incentivos para promoção da carreira, como promoção e desenvolvimento de liderança até maior equilíbrio com a vida pessoal. Do lado das empresas, os números são um diagnóstico que pode guiar o tipo de ação a ser realizada para formação e fortalecimento de lideranças femininas”, afirma Dhafyni Mendes, cofundadora da Todas Group.

Evolução das empresas em equidade de gênero

Mais da metade (54%) das entrevistadas acreditam que as empresas estão evoluindo em pontos como equidade de gênero, benefícios relacionados à maternidade, equidade salarial e combate ao assédio, mas apenas 10% acham que isso está sendo feito de forma significativa. Os outros 44% consideram o progresso insuficiente. Para 33% das entrevistadas, as mudanças acontecem, mas não impactam a realidade da maioria das mulheres. Outros 11% não percebem evolução e 3% acham que houve retrocessos nesse campo.

Em relação ao futuro, 58% das mulheres ouvidas pela Nexus e pela Todas acreditam que a próxima geração terá um caminho mais fácil. Esse grupo se divide entre 11% que veem melhoras significativas e 47% que apontam que ainda haverá muitos desafios. Outros 30% responderam que depende do setor, 10% pensam que os desafios serão praticamente os mesmos e 2% acham que pode ser ainda mais difícil.

Profissionais em cargos mais altos são mais otimistas: 69% acreditam num futuro mais fácil para as mulheres no trabalho, sendo 16% significativamente melhor. O mesmo ocorre com mulheres mais velhas. O indicador chega a 65% entre aquelas acima de 50 anos, contra 53% na faixa de 18 a 35 anos.

“Os dados revelam uma percepção de melhora futura na promoção da igualdade entre homens e mulheres no mundo corporativo, mesmo que uma parcela significativa das entrevistadas apontem que ainda é insuficiente. Essa percepção, junto com ações apontadas pela pesquisa, como desejo por incentivos para o desenvolvimento da carreira e também por flexibilidade para conciliar o trabalho com a vida pessoal, indicam caminhos para as empresas avançarem na promoção da agenda de equidade”, afirma o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.

Metodologia

Entre 24 e 26 de fevereiro,  a Nexus entrevistou 1.203 mulheres que trabalham em grandes empresas e multinacionais. A pesquisa foi conduzida por meio online, com disparos para a base de 25 mil mulheres membras da Todas Group. As respostas foram voluntárias e  apenas aquelas que autorizaram e deram consentimento tiveram seus dados utilizados na pesquisa.

SOBRE A TODAS GROUP

Todas Group é um  ecossistema completo que o Recursos Humanos precisa para treinar, engajar e reter lideranças femininas. A empresa lidera a capacitação de mulheres nas empresas latino-americanas por meio de mentoria, cursos, eventos e plataforma digital. A Todas tem a missão de ajudar a transformar as lideranças femininas na América Latina.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
Lara de Faria – (21) 99233-4558

Download do Estudo completo: