A disputa na Marquês de Sapucaí ainda está por vir, mas nas redes sociais o aquecimento para o carnaval está em alta. Levantamento “Sapucaí nas redes”, feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, com as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio, mostra que o Salgueiro é a mais popular no Instagram, rede mais forte entre as agremiações, com 680 mil seguidores. Em 2º lugar, está a Grande Rio, com 551 mil, seguida pela Mangueira, com 513 mil. A agremiação de Duque de Caxias foi a que mais cresceu na rede em janeiro, com alta de 7,3% de followers.
No X, a Mangueira é campeã, com 75 mil seguidores, seguida pela Beija-Flor (47 mil) e pelo Salgueiro (46 mil). A Verde e Rosa também lidera no YouTube, com 63,4 mil seguidores, bem à frente da 2ª colocada, o Salgueiro, com 34,6 mil. Em 3º lugar está a Portela, com 28,6 mil seguidores.
Já no TikTok, a Grande Rio registra 49,5 mil de seguidores, à frente da Beija-Flor (30 mil) e do Salgueiro (13,6 mil), escola que mais cresceu na rede em janeiro, com alta de 107%. A Mangueira aumentou os seguidores em 97% no mesmo período, chegando a 4,79 mil, em 5º lugar. Só 8 das 12 agremiações analisadas estão presentes na plataforma.
Paolla Oliveira, Sabrina Sato e Andressa Marinho são destaques
Entre as rainhas de bateria, Paolla Oliveira, da Grande Rio, lidera no Instagram, com 37,4 milhões de seguidores. Em 2º lugar, está Sabrina Sato, da Vila Isabel (31,1 milhões) e Viviane Araújo, do Salgueiro (15,6 milhões).
Já entre as 7 representantes das escolas que não são conhecidas do público por atividades fora do carnaval, Mayara Lima, do Paraíso do Tuiuti, é a mais popular na rede, com 1,1 milhão de seguidores. Na sequência, estão Evelyn Bastos, da Mangueira (532 mil) e Bianca Monteiro, da Portela (145 mil). Com 17 mil seguidores, Andressa Marinho, da Unidos de Padre Miguel, é a menos popular, porém quem mais ganhou seguidores em janeiro, uma alta de 38,7%.
Se no Instagram, as 4 rainhas que também são atrizes ou celebridades têm desempenho muito superior ao outro grupo, no TikTok, a regra não é a mesma. Sabrina Sato lidera com 6,2 milhões de seguidores e Paolla Oliveira ocupa o 2º lugar (4,7 milhões). Já Evelyn Bastos, da Mangueira, com 707 mil seguidores, fica em 3º lugar, à frente de Érika Januza, da Viradouro (396 mil, em 4º lugar). E Mayara Lima, da Tuiutí, fica em 5º, com 363 mil seguidores, à frente de Viviane Araújo (105 mil, em 6º lugar).
Salgueiro e Mocidade concentram picos de menções no X
O levantamento da Nexus também analisou os discursos sobre carnaval do Rio entre julho de 2024 e janeiro de 2025. No X, Salgueiro é a escola mais citada, com 59 mil menções, seguida pela Mocidade Independente de Padre Miguel (46 mil) e pela Mangueira (34 mil).
Foram registrados 2 picos de citações às agremiações. Em 04/11, quando a Mocidade desligou a cantora Jojo Todynho do quadro de musas da escola, e, em 20/01, quando a influencer Débora Peixoto desistiu de desfilar pela agremiação porque o enredo deste ano é inspirado nas religiões de matriz africana.
Já sobre o carnaval do Rio, os dados analisados pela Nexus mostram que foram registrados 3 picos nos discursos com base em análise amostral, com 11 mil postagens no X, Facebook e Instagram neste período. O 1º foi em setembro, com a participação de Paolla Oliveira na seletiva do samba-enredo da Grande Rio em Belém (PA), evento em que Alane Dias, ex-BBB e bailarina, foi lançada como musa da agremiação. Os outros foram no Dia do Samba, em 02/12, e em 20/11, com o anúncio de que Neguinho da Beija-Flor faria seu último desfile na Sapucaí em 2025.
O levantamento de social listening (análise de discursos nas redes sociais) mostra 5 narrativas principais, em torno dos termos rio, rainha, carnavalesco, enredo e desfile. No primeiro grupo, a homenagem ao Pará no enredo da Grande Rio, assim como o nome de Alane e a palavra “pororocas”, parte do título, se destacam.
No grupo rainha, a vitória da passista Thuane Werneck, eleita como rainha do carnaval carioca 2025 e o anúncio da saída da cantora Lexa de rainha de bateria da Unidos da Tijuca, são os temas mais recorrentes. No grupo carnavalesco, o destaque foi para a notícia do falecimento de Márcia Lage, profissional que atuava na Mocidade.
No grupo enredo, a estreia de Anitta como compositora de samba-enredo no carnaval do Rio, para a Unidos da Tijuca, foi um dos principais temas discutidos. Por fim, o grupo desfiles reúne assuntos mais gerais sobre o evento, como o início da venda de ingressos.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
Lara de Faria – (21) 99233-4558